top of page

MANTER OU MUDAR? O grande desafio de 2021.

  • Foto do escritor: Alekxis Prinz
    Alekxis Prinz
  • 3 de jan. de 2021
  • 3 min de leitura

Entramos o novo ano com a esperança e o desejo - quase um mantra – de que 2021 será um ano melhor. Será mesmo?

Para a Astrologia e para quem perscruta o céu em busca de uma maior consciência cósmica a resposta a esta pergunta é apenas uma: depende. E por que depende? Porque antes de mais nada, nós precisamos entender as energias que estaremos lidando ao longo deste novo ano e como elas poderão auxiliar ou dificultar nossos objetivos de construir um futuro mais profícuo em todos os sentidos.

Uma das energias mais desafiadoras em 2021 será a que vem da quadratura entre Saturno e Urano, nos signos de Aquário e Touro respectivamente. Precisamos, antes de mais nada, compreender melhor como identificar situações que envolvam esta energia tão desafiadora ao longo deste período. Vejamos então.

É normal afirmarmos que os aquarianos são excêntricos, criativos e progressistas, mas não é incomum, encontrarmos também, aquarianos muito tradicionais e conservadores. Isso acontece porque tanto Saturno como Urano são regentes do signo de Aquário. E aí está o primeiro detalhe importante deste ano. O signo de Aquário, muito em voga na atualidade, é conhecido por suas qualidades humanistas, inovadoras, criativas e revolucionárias e o planeta Urano, regente moderno de Aquário, é o planeta normalmente identificado pelas pessoas como o agente de mudança e de rompimento de tudo o que é velho e ultrapassado para algo mais novo e moderno. Porém, muita gente esquece que Saturno também divide a regência de Aquário na Astrologia Tradicional e por isso, precisa ser levado em consideração na mesma escala de importância que seu colega Urano.

As diferenças entre Saturno e Urano são muito grandes. Enquanto Saturno lida com os limites e as fronteiras interpessoais de cada um de nós, buscando conservar valores e fórmulas de sucesso no passado, Urano busca sempre romper estas barreiras a fim de libertar-nos de conceitos e comportamentos antiquados em busca de maior conhecimento e evolução. A rixa entre os dois é uma das mais conhecidas da mitologia. Afinal, Urano – o pai de Saturno – é castrado de seu poder criativo pelo filho a mando da mãe Gaia que não aguentava mais ser obrigada a parir aberrações monstruosas. Assim, as mudanças (Urano) ou a conservação de valores tradicionais (Saturno) tem um preço que necessita ser pago e que pode ser alto quando não avaliamos bem nossas decisões e ações.

As energias cósmicas e universais identificadas pela Astrologia podem tanto gerar crises como oportunidades. É a nossa atitude perante estas energias que transforma as situações em algo melhor ou pior para nós. E este é o segundo ponto importante que precisamos compreender. Mudar é evoluir, mas mudar sem reflexão sobre as consequências destas mudanças também podem gerar mais dificuldades do que benefícios. Portanto, o ano de 2021 é um ano onde vislumbraremos a necessidade de muitas mudanças pessoais e coletivas nas aréas de proteção ambiental, crescimento econômico e equidade social – os três pilares da sustentabilidade planetária.

A tendência geral, no entanto, ainda será de uma radicalização entre os dois polos: aqueles que querem mudanças radicais e romper com os valores atuais (Urano) e aqueles que querem conservar tudo como está por conveniência de manter o status quo atual ou por medo do desconhecido (Saturno). Continuaremos a ver autoridades e líderes, sejam políticos, religiosos, empresários ou formadores de opinião de diversas categorias ainda num embate muito polarizado até que a coletividade comece a exigir posturas mais equilibradas e realmente transformadoras.

O perigo está em sermos envolvidos nesta energia polarizadora, quando nós deveríamos ser agentes catalizadores de modificações realmente produtivas. O perigo está também em nossa paralisação e acomodação, achando que os outros podem resolver as coisas para nós sem a necessidade de agirmos de forma proativa. O perigo está em acharmos que a gentileza, a tolerância e pequenas atitudes positivas, inclusivas, ambientais e menos consumistas não fazem a diferença.

As perguntas corretas a serem feitas em 2021 são duas e precisam levar em consideração tanto nossas questões pessoais como coletivas:

O que eu preciso mudar em minha vida e em meu comportamento?

Que valores eu considero importantes e preciso manter em minha vida?

Somos agentes de mudança e de preservação ao mesmo tempo.


No próximo texto, falarei um pouco sobre Vênus e como o regente astrológico de 2021 (na Astrologia, 2021 inicia com a entrada do Sol no signo de Áries em 20 de março) pode nos influenciar positivamente na busca de um ano melhor.



Comments


bússola que orienta as pessoas

(51) 99119.4183

Rua Mostardeiro, 777 - 14º andar

 Porto Alegre - RS 90430-001, BRASIL

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco
faixa degradÊ.png

© 2020 por Alekxis Prinz. | Todos os direitos reservados. Criado por KDZ Websites

bottom of page