top of page

Vênus e as mudanças em 2021

  • Foto do escritor: Alekxis Prinz
    Alekxis Prinz
  • 8 de jan. de 2021
  • 3 min de leitura

Heráclito de Éfeso, filósofo considerado o Pai da Dialética já afirmava que “A única coisa que não muda, é que tudo muda.” Um dos grandes desafios de 2021 não é enfrentar as mudanças que estão por vir, mas entendermos que temos escolhas para fazê-las de uma forma menos traumática e mais inclusiva.


Sempre alertei meus alunos e clientes de astrologia que as saídas para a grande crise de 2020, sejam coletivas ou individuais, passariam por Urano, pois é o planeta que consegue romper e mudar antigos padrões que não servem mais para a coletividade. Uma crise traz necessidades urgentes de mudanças e as mudanças trazem a possibilidade do novo, da evolução e do progresso. Mais do que isso: a mudança é inexorável.


No entanto, mudar nem sempre é fácil, pois temos medo do desconhecido, mesmo quando a situação já esteja insustentável. Da mesma forma, a ansiedade da mudança pela mudança causa transtornos pelo rompimento radical a gera uma instabilidade além da salutar. Este dilema entre mudar ou resistir, é o cerne de 2021 e estaremos vivenciando intensamente através da quadratura Saturno em Aquário e Urano em Touro, que estará presente em quase todo o novo ano. Então, como fazer as mudanças de uma forma menos traumática e mais produtiva? Talvez a mitologia possa nos ajudar a entender melhor como podemos fazer mudanças sem tantos transtornos e fúria.


Na mitologia, Urano era o deus da criação e tinha em sua mente a imagem ideal de como deveriam ser seus filhos. Naturalmente, eles não satisfaziam as suas expectativas, geravam desapontamentos e isso levava Urano a destruí-los para fazer uma nova tentativa. Para acabar com a instabilidade e manter a ordem, Saturno assume a responsabilidade de castrar Urano. A castração gera duas consequências: o sêmen de Urano cai no Oceano e faz nascer da espuma do mar Afrodite (Vênus), a deusa da beleza, do amor e da harmonia; ao mesmo tempo, o sangue do corte cai na Terra (útero de Gaia) e gera as Erínias (chamadas em Roma de Fúrias), entidades que puniam os mortais quando praticavam crimes e assassinatos.


As Erínias ou Fúrias representam a cólera e a inveja do exterior quando queremos ou decidimos realizar mudanças que rompem com as estruturas estabelecidas. É uma reação externa de repressão ou bloqueio das mudanças que queremos fazer. Da mesma forma, se não mudamos porque temos medo das críticas, das reações ou represálias dos outros, as Erínias nos corroerão internamente por não tentarmos, ocasionando sentimentos de frustração, insatisfação, rebeldia ou somatização de doenças físicas ou psicológicas. Parece uma situação sem muita saída se não fosse por Vênus.


Vênus na Astrologia representa o amor, o equilíbrio, a harmonia e a diplomacia. Portanto, da tensão (quadratura) de duas forças – Urano versus Saturno – nasce o amor, a capacidade de buscar o equilíbrio e a diplomacia para mostrar que o novo também pode ser bom e adequado. Portanto, as mudanças inovadoras e necessárias que Urano deseja fazer, precisam passar por este estilo venusiano para serem aceitas e compreendidas. Isso deveria ser levado em conta para as mudanças que necessitamos fazer este ano, mas também para qualquer outra mudança que desejamos fazer de forma elegante em nossa vida.


Pela Astrologia, o novo ano de 2021 inicia no dia 20 de março, quando o Sol entrar no primeiro signo do Zodíaco (Áries) e será regido pelo planeta Vênus. Como “tudo muda”, Urano irá fazer as mudanças de qualquer forma, quer queiramos ou não. Resta nossa sabedoria em utilizar as energias venusianas para pesar as novidades de uma forma mais equilibrada, mais proativas do que reativas, tornando-nos mais flexíveis do que resistentes. Assim, poderemos surfar na onda ao invés de sermos engolidos por ela.

Comments


bússola que orienta as pessoas

(51) 99119.4183

Rua Mostardeiro, 777 - 14º andar

 Porto Alegre - RS 90430-001, BRASIL

  • Ícone do Facebook Branco
  • Ícone do Instagram Branco
faixa degradÊ.png

© 2020 por Alekxis Prinz. | Todos os direitos reservados. Criado por KDZ Websites

bottom of page